As comunicações

30 04 2008

Os seres humanos, desde a aurora dos tempos, conseguiram comunicar entre si. No início comunicavam com grunhidos, depois com a linguagem gestual, mais tarde a fala e, após milhares de anos, a escrita, em 3000 a.C. A escrita cuneiforme, a forma mais antiga de cálculo e de escrita, foi inventada pelos Sumérios. A escrita hieroglífica, a segunda escrita mais antiga da Humanidade, foi inventada pelos egípcios. Os sinais desta escrita são os hieróglifos. A escrita hieroglífica deu origem a duas formas de escrita mais simplificadas, devido à necessidade de escrever de uma forma mais rápida, a escrita hierática e a demótica.

Infelizmente, os dois modos de escrita eram imperfeitas, como por exemplo, na escrita cuneiforme, poucos conseguiam escrever esta língua devido à necessidade de ter muita habilidade com ferramentas para se poder escrever nas placas de argila. A escrita hieroglífica era uma forma de escrever muito lenta, mas ambas as teorias têm um problema em comum, a sua complexidade.

Mais tarde, no ano de 1500 a.C., apareceu uma escrita muito mais simples, com um número reduzido de sinais, vinte e duas consoantes, como era inicialmente quando foi introduzido pelos Fenícios, até que os gregos adicionaram cinco vogais. Até hoje, é considerado uma das escritas mais simples da Humanidade, ao contrário da escrita hieroglífica, com mais de setecentos sinais. O alfabeto é uma das escritas mais usada na Europa, nos Estados Unidos da América, no Canadá, muitas das colónias de África e na América do Sul. Deste modo, podemos dizer que passou de uma escrita utilizada por comerciantes e marinheiros para facilitar trocas comerciais a uma escrita utilizada utilizada por quase todo o Mundo Ocidental. Como é que essa escrita conseguiu ser conhecida em lugares tão afastados do Mar Mediterrâneo? Quando os Romanos invadiram os territórios do norte da Europa, o Médio Oriente e o norte de África, os Romanos usavam o alfabeto, e os territórios invadidos adaptaram costumes dos Romanos, nomeadamente a escrita, entre outros costumes.

Posso afirmar que a variação da escrita ao longo da história tem sido imensa, mas é pouco provável que possa aparecer um modo de escrita ainda mais simples, que seja muito melhor do que o alfabeto, e que o substitua, como o alfabeto substitui a escrita cuneiforme e a hieroglífica, mas quando os Sumérios inventaram a escrita cuneiforme, ou os egípcios inventaram a escrita hieroglífica, nunca imaginaram uma escrita tão eficaz como o alfabeto…

About these ads

Acções

Information

5 responses

5 06 2008
Florbela

Está bem escrito e interessante.

5 06 2008
................

:P

6 06 2008
Tiago Claudio

Boa Joaquim.

6 06 2008
Tomás

Este texto está muito interessante. Esta turma faz coisas muito boas.

6 06 2008
Tomás

CONTINUEM ASSIM!!!!!!!!!!1

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: