Os Puzzles matemáticos

6 02 2008

Resolver um puzzle normalmente é uma experiência compensadora, dando à pessoa que o faz regularmente uma nova maneira de pensar. Os puzzles distinguem-se dos jogos. Os jogos são uma selecção muito variada de actividades, cujo objectivo é o divertimento. E quanto aos jogos de apostas é só preciso fazer “bluff”, ou simplesmente ter sorte (mas  sempre ter dinheiro), ou seja, não é preciso raciocínio nenhum. Por outro lado, um puzzle é feito intencionalmente para estimular a mente, por causa de todas as respostas possíveis. Alguns jogos clássicos como o xadrez e as damas, têm vários puzzles: como pensar na estratégia que vai ser usada ao longo do jogo, tentar pensar como o adversário. A melhor estratégia de todas é jogar com muita frequência.

Um puzzle que a maioria das pessoas gostam são as palavras-cruzadas e não  podemos esquecer-nos do sudoku. Isto pode-se comprovar pelo facto de que todos os jornais têm sudoku e palavras-cruzadas, e no próximo jornal dá-se as respostas ao leitor e mais puzzles, por isso, de certa maneira os jornais ajudam as pessoas a praticar lógica.

Os seres humanos foram sempre fascinados por puzzles, acredita-se que é por sermos curiosos por natureza. Os puzzles orais são quase tão antigos como a língua humana.

Os puzzles podem ser divididas em três classes: advinhas e palavras-cruzadas; puzzles matemáticos e de lógica e puzzles físicos e mecânicos.

Advinhas, perguntas difíceis e por vezes confusas, apresentadas como problemas por resolver. As adivinhas eram tomadas muito a sério na antiguidade. De acordo com a tradição, alguns autores antigos acreditam que a morte de Homero foi causada por não poder resolver uma advinha apresentada por um pescador “O que apanhávamos, deitávamos fora, o que não apanhávamos, ficávamos com ele”. A resposta era “Pulgas”.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: