Convite aos Alunos do Externato João Alberto Faria

3 05 2008

Queria convidar os alunos desta escola a virem visitar-me nas próximas férias. Estamos situados na Crista Central do Atlântico e há quem diga que somos o verdadeiro extremo mais ocidental da Europa. Somos as nove ilhas do Arquipélago dos Açores!

Nascemos na Era Terciária, nessa altura éramos nove pequenos vulcões que nasceram num planalto submarino. Foi um nascimento um pouco violento e explosivo mas agora estamos todas bastante mais calmas e também com mais idade… Actualmente, já nos habituámos aos seres humanos e adoramos tê-los connosco durante o dia. Com o passar do tempo já aprendemos que podemos cooperar com eles nas mais simples tarefas, mas também gostamos que eles se interessem por nós e nos estudem para que nos possam compreender cada vez melhor e para que nos incluam nas suas férias e momentos especiais. Por exemplo, eu, a ilha de São Miguel, sou a maior ilha deste arquipélago e tenho três vulcõezinhos, eu mesma já fui um grande vulcão mas agora passei o legado aos mais novos. São três mas todos eles diferentes, ainda assim, somos nós quem fornecemos 30% da energia eléctrica consumida nesta ilha – uma energia limpa e renovável que cada vez mais os seres humanos aprenderam a recolher e utilizar. Num dos meus três vulcões, o das Furnas, existe um pequeno conjunto de fumarolas e fontes termais onde se podem encontrar cerca de doze tipos de água, cada uma com a sua própria constituição química e, por isso, cada uma com a sua própria propriedade medicinal, assim como algumas lamas que fazem muito bem à pele e que são muito procuradas pelos humanos. Normalmente também ajudamos na confecção de alguns pratos tradicionais da terra como o “cozido” das furnas que fica sete horas ao nosso cuidado para ficar bem saboroso – o tacho é colocado dentro da terra com os ingredientes e nós damos todo o calor necessário para que a receita saia sempre bem! Por vezes fazemos o mesmo com alguns bolos, onde são usados diferentes tipos de águas medicinais que dão um toque especial à receita.

O facto de nós sermos vulcões fez com que a lava que há muito deitamos contribuísse para termos uma paisagem tão verde e bonita, pois agora crescem espécies de plantas que de outra forma não seriam tão vistosas. E quem nos visita gosta e leva sempre muitas fotografias para se lembrar de nós e mostrar aos amigos.

Muitas vezes, existem microssismos que mostram aos da terra que ainda temos muita vida, ainda assim sabemos que os humanos têm medo que exista uma grande erupção que lhes estrague as casas e as colheitas – afinal temos família por todo o mundo e nem todos são tão bem dispostos e amigos como nós temos sido destes humanos. Entretanto, também sabemos que eles já têm forma de saber quando é que nós vamos explodir e fazer das nossas… medem o tempo que dura os microssismos, estudam a superfície dos vulcões à procura de deformações e as emissões gasosas. De qualquer forma, o mais seguro nesses nossos maus dias é mesmo: FUGIR!

Ainda assim, convidamo-vos a visitar-nos com a promessa de nos portarmos bem.

Cumprimentos,

Ilhas São Miguel, Santa Maria, Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial, Corvo, Flores e Pico


Ações

Information

3 responses

26 05 2008
Elsa

Gostei muito deste convite, é realmente uma boa sugestão para as férias grandes que agora se aproximam e como ainda só fui à Madeira pode ser uma boa altura para conhecer as outras ilhas.
Realmente este post foi muito bem pensado e útil.

26 05 2008
manuel

Gostei muito deste texto. Eu que conheço os Açores, acho um texto bem elaborado. Continua.

18 05 2014
kamila

gostei muito deste trexo porque o que eu fasa e maior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: