Hubble – telescópio espacial

28 04 2008

Ao longo dos séculos, o telescópio tornou-se uma das ferramentas mais importantes no estudo do Universo. Com o passar do tempo e a evolução da capacidade tecnológica humana, os telescópios foram-se tornando mais precisos e poderosos .

O Telescópio Espacial Hubble surge, assim, como um dos projectos científicos com mais sucesso no mundo. Imaginado nos anos 40, projectado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990, mais do que um telescópio, o Hubble é um verdadeiro observatório espacial, contendo instrumentação necessária a vários tipos de observação. O seu nome resulta da homenagem ao astrónomo Edwin Powell Hubble, que em 1929 estabeleceu a relação entre a distância de uma galáxia e a velocidade com que esta se afasta da Terra: quanto mais longínqua a galáxia, maior a velocidade com que esta se afasta. Esta noção forneceu a base da teoria de formação do Universo mais aceite nos dias de hoje, o Big Bang.

Os objectivos do Hubble podem ser resumidos como sendo: investigar corpos celestes, observar estrelas e galáxias e estudar a sua formação e evolução no universo.

Todas as semanas, o Hubble fornece cerca de 120 gigabytes de dados com 400 mil observações realizadas. O Hubble estudou mais de 25 mil objectos.

A grande importância do Telescópio Espacial Hubble deve-se ao facto de ele estar colocado no espaço, fora da atmosfera da Terra. A luz dos astros para chegar a ele não precisa de passar pela nossa atmosfera. Toda a informação que obtemos de um astro está na luz que vem dele.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: